Com resgate da história da categoria e do movimento contra a privatização do ouro negro brasileiro, a publicação destaca datas marcantes do movimento social. A iniciativa nasce do empenho da atual direção do sindicato em popularizar a memória dos petroleiros. As páginas são ilustradas com as ácidas e irreverentes charges do Henfil.
Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, nasceu em 5 de fevereiro de 1944 em Minas Gerais e veio a falecer em 4 de janeiro de 1988, já no Rio de Janeiro. Hemofílico, assim como seus dois irmãos, Herbert de Sousa, o Betinho, e Francisco Mário, teve uma atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país. Lutou contra a ditadura, pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas Diretas Já. Na história dos quadrinhos no Brasil, renovou o desenho humorístico com seus personagens "Os Fradinhos", o "Capitão Zeferino", a "Graúna", e "Bode Orelana", entre outros.
A agenda será entregue gratuitamente para petroleiros sindicalizados. O Sindicato dos Petroleiros do Rio fica na Avenida Passos, 34, Centro de Niterói.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias
Rio, 20/12/2010
- Sindipetro-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário