O Globo, com colaboração do leitor Victor Hugo Sant' Anna
RIO - Uma medida adotada provisoriamente para viabilizar obras de recuperação de uma ponte na localidade de Bambuí, em Maricá, tem preocupado o leitor Victor Hugo Sant'Anna. No canal entre as lagoas de Maricá e de Guarapina, foram colocadas duas manilhas para escoamento que reduziram a passagem de água. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pela intervenção, diz que as manilhas foram usadas apenas para facilitar o acesso para a obra, cujo término é previsto para fevereiro.
De acordo com o leitor, que enviou relato e fotos para o Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO, o canal é rota de reprodução de diversas espécies de peixe, incluindo a tainha, importante na pesca de Maricá e fonte de renda de muitas famílias. Com aproximadamente um metro de diâmetro, as manilhas reduziram a passagem dos peixes. Com isso, acrescenta o leitor, muitos têm morrido.
"Os peixes estão morrendo! A lagoa está morrendo e, com isso, corre perigo toda vida e natureza à sua volta", alertou o internauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário