quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

QUE PAÍS É ESTE?

"Questão de tempo
"Chuvas despencam em volume espantoso sobre áreas do Sudeste, fazendo mais de duas centenas de mortos só na Região Serrana do Rio. Na Austrália, vive-se a maior enxurrada em 120 anos. O Ibama passa por mais uma crise provocada pela exigência de licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte. Assuntos separados? Não, partes da mesma insensatez. Anos atrás, uma seca na Amazônia exibiu o solo da região mais úmida do Brasil rachada como se fosse o Nordeste. É nessa região que o governo pretende construir a maioria das 61 novas usinas hidrelétricas que vão provocar o desmatamento de 5.300 km de florestas só nas áreas dos reservatórios e das linhas de transmissão. Que país é este, que mesmo diante dos alertas da Natureza de que todos os riscos ambientais precisam ser bem avaliados porque o clima está mudando de forma acelerada, acha que se deve soterrar as dúvidas com uma barragem de autoritarismo?", artigo de Míriam Leitão - O Globo, 13/1, Economia, p.18.
"

E o que nós pretendemos fazer? Omitir-nos?

A ocasião é propícia para atitudes corajosas.

Vamos exigir das autoridades brasileiras atitudes responsáveis quanto ao enfrentamento sério e coerente do problema ambiental - aquecimento global. O GOVERNO BRASILEIRO NÃO PODE CONTINUAR IGNORANDO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS AO PROJETAR AS SUAS USINAS DE ENERGIA. NÓS NÃO PODEMOS NOS OMITIR COVARDEMENTE. CABE A SOCIEDADE CIVIL ENCETAR UMA BATALHA PARA QUE DEPUTADOS E SENADORES E PODER EXECUTIVO REPRESENTEM OS INTERESSES REAIS DA POPULAÇÃO.QUESTÕES COMO MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL QUE SÓ ATENDE AOS INTERESSES DOS GRANDES PECUARISTAS E MEGA AGRONEGÓCIOS E CONSTRUÇÃO DE GRANDES USINAS PRECISAM SER REPENSADAS. Que tal soterrá-los, inundá-los de e-mails?



Eunice de Souza Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário