ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL

ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL
VOCÊ QUE VOTOU NELE É O RESPONSÁVEL PELO GASTO PÚBLICO QUE ELE FEZ NESSE PASSEIO PARA TIRAR ONDA COM A SUA CARA

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sindipetro-RJ lança agenda com charges do Henfil

Aqueles que vierem ao Sindipetro-RJ nessa terça, 21, às 18h, irão ganhar em primeira mão a agenda do sindicato em parceria com o Instituto Henfil. O ato de lançamento começará com a exibição do filme Cartas da Mãe, que apresenta sérias críticas à ditadura militar a partir das cartas de Henfil a sua mãe, Dona Maria. Depois terá debate com Ivan Cosenza, filho do Henfil, Glorinha, irmã do cartunista, e representantes do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro.

Com resgate da história da categoria e do movimento contra a privatização do ouro negro brasileiro, a publicação destaca datas marcantes do movimento social. A iniciativa nasce do empenho da atual direção do sindicato em popularizar a memória dos petroleiros. As páginas são ilustradas com as ácidas e irreverentes charges do Henfil.

Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, nasceu em 5 de fevereiro de 1944 em Minas Gerais e veio a falecer em 4 de janeiro de 1988, já no Rio de Janeiro. Hemofílico, assim como seus dois irmãos, Herbert de Sousa, o Betinho, e Francisco Mário, teve uma atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país. Lutou contra a ditadura, pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas Diretas Já. Na história dos quadrinhos no Brasil, renovou o desenho humorístico com seus personagens "Os Fradinhos", o "Capitão Zeferino", a "Graúna", e "Bode Orelana", entre outros.

A agenda será entregue gratuitamente para petroleiros sindicalizados. O Sindicato dos Petroleiros do Rio fica na Avenida Passos, 34, Centro de Niterói.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias



Rio, 20/12/2010
      Sindipetro-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário