ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL

ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL
VOCÊ QUE VOTOU NELE É O RESPONSÁVEL PELO GASTO PÚBLICO QUE ELE FEZ NESSE PASSEIO PARA TIRAR ONDA COM A SUA CARA

terça-feira, 21 de maio de 2013

Entrevista Zeca Borges

ZECA,O QUE É E COMO NASCEU O DISQUE DENÚNCIA?

O DD é uma central de atendimento comunitário destinada a receber informações anônimas da população, para ajudar as autoridades no combate ao crime, à violência e à impunidade,
Nasceu de uma mobilização de profissionais liberais, empresários, publicitários, decididos a darem colaboração ao Governo do Estado no combate ao crime e á violência no Rio de Janeiro. Aconteceu no ano de 1995, e resultou na fundação de uma ONG destinada a apoiar projetos de segurança pública.
QUEM PATROCINA O DISQUE DENÚNCIA?
O DD é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e o Instituto Mov Rio, uma ONG que arrecada recursos privados para a manutenção e para as operações da Central. O Governo do Estado é responsável por uma parte dos recursos e pelo espaço utilizado.
HÁ QUANTO TEMPO EXISTE O SERVIÇO?
Em agosto completamos 18 anos de atividades (1995-2013).
O NÚMERO DE DENÚNCIAS COM RESULTADOS POSITIVOS  JÁ JUSTIFICA A EXISTÊNCIA  DA ENTIDADE?
Acumulamos mais de 200 mil resultados obtidos com informações da população. E o DD já foi testado com sucesso em diversas ocasiões críticas da segurança pública no Rio.
AS RECOMPENSAS OFERECIDAS SÃO PAGAS COM RECURSOS PRÓPRIOS? JÁ FORAM PAGAS MUITAS RECOMPENSAS?
As recompensas são pagas com recursos privados. Em todo o mundo há pouca procura pela recompensa, a maioria das pessoas denuncia por indignação.
QUE INFORMAÇÃO FOI MAIS RELEVANTE  PARA A SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO?
São vários os casos de resultados importantes obtidos pela Polícia do Rio com informações da população. Traficantes importantes foram presos, crimes esclarecidos. Mas o que mais nos emociona são os casos de violência doméstica, aquele crime entre quatro paredes, que só é resolvido com uma informação anônima.
O NÚMERO 2253 1177 NÃO PODERIA SER SUBSTITUIDO POR ALGUM “0800”?
Há uma razão importante para não usarmos números gratuitos ou de três dígitos: os trotes e as ligações irrelevantes. Não podemos mobilizar uma guarnição policial baseados em informações sem importância. O número de DD - 2253 1177 - não é para ser fácil. O nosso primeiro analista de inteligência é o denunciante. Ele vai avaliar se vale a pena procurar o número do DD e pagar a ligação. Se for importante ele o fará.
É VERDADE QUE NÃO HÁ O CHAMADO “ BINA” NO DISQUE DENÚNCIA?
Não rastreamos as ligações e nem gravamos, para não haver o risco de identificação do denunciante. Tomamos todos os cuidados possíveis, nem mesmo informamos o sexo de quem ligou.


O SISTEMA É ON LINE OU SEJA; A ATENDENTE RECEBE A DENÚNCIA E TRANSFERE AUTOMATICAMENTE PARA OS ÓRGÃOS COMPETENTES?
A pessoa liga, faz o seu relato, recebe uma senha para o caso de trazer novas informações daquele caso ou se houver recompensa, e então a denúncia é registrada e automaticamente entregue à policiais da SSP.
QUANTAS PESSOAS OPERAM O DISQUE DENÚNCIA NO TOTAL,ATIVIDADE MEIO  MAIS  ATIVIDADE FIM?
Operamos 24 horas, sábados, domingos e feriados, em quatro turnos de atendimento. Temos 98 pessoas envolvidas no processo, inclusive policiais.
ZECA, O QUE VOCÊ DIRIA PARA O CIDADÃO QUE QUER FAZER UMA DENÚNCIA MAS ESTÁ COM MEDO?
O cidadão tem suas razões para ter medo, mas posso afirmar que tomamos bastante cuidado com o sigilo, para manter seu anonimato garantido. Se o relato pode sugerir uma identificação, modificamos o texto, para sua segurança.
Agradeço ao seu convite e aproveito para lembrar a todos algo que não deixamos de repetir: Por trás de um resultado importante do Disque-Denúncia há sempre uma operação policial de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário