ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL

ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL
VOCÊ QUE VOTOU NELE É O RESPONSÁVEL PELO GASTO PÚBLICO QUE ELE FEZ NESSE PASSEIO PARA TIRAR ONDA COM A SUA CARA

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Secretaria Mun Projetos Especiais presta contas (INFORME) Enviado pelo ambientalista GERHARD SARDO

Ações Especiais em Destaque
Informativo da Secretaria Municipal de Projetos Especiais
Niterói, Novembro de 2010   

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em Niterói, o prefeito Jorge Roberto Silveira criou a Secretaria Municipal de Projetos Especiais. Como titular da pasta desde abril deste ano, busquei trabalhar de forma integrada com os demais membros do Governo municipal para dar forma a alguns projetos voltados para o estímulo do exercício da cidadania, a proteção ao meio ambiente e a vida animal e o incentivo da diversidade cultural.
Gerhard Sardo
Secretário Municipal de Projetos Especiais


Conscientização, direitos e mobilização

Através de três portarias, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais criou as comissões de conscientização dos Direitos Individuais e Coletivos e dos Direitos dos Animais, bem como um Programa de Voluntariado. Como resultado, propostas de políticas públicas para vários segmentos da sociedade  tem sido geradas no âmbito da administração municipal.

Áreas Naturais Protegidas

O projeto de revitalização do Monumento Natural da Praia do Sossego, na Região Oceânica, tem sido um dos pilares da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, que vem buscado parcerias em nível municipal, estadual e federal para garantir o uso adequado da unidade de conservação através da limpeza, sinalização, reflorestamento, fiscalização e a instalação de equipamentos para o desenvolvimento de pesquisa, lazer e turismo ecológico.

Buscando assegurar uma politica pública conservacionista para Niterói, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais encaminhou ao prefeito Jorge Roberto Silveira proposta de recategorização da Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro, transformando a maior area de floresta atlântica municipal em Parque Natural. A indicação do estudo de viabilidade de criação de uma unidade de conservação no bairro de Santa Bárbara junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi outra iniciativa. E a cooperação com a administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca tem sido constante.

Valorização da Vida Animal

Em parceria com protetores de animais, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais implementou campanha mensal de adoção de cães e gatos no Campo de São Bento, em Icaraí. Em dez meses de mobilização da Opinião pública, 185 animais foram adotados em Niterói através dessa iniciativa.

Paralelo a campanha de adoção, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais organizou ação intergovernamental de combate a venda ilegal de animais na região, buscando, ainda, mecanismos legais para regularizar essa situação.

Outra iniciativa ocorreu durante o periodo de chuvas que atingiu a cidade, quando a Secretaria Municipal de Projetos Especiais desenvolveu campanha de doação de ração para cães e gatos para as comunidades de baixa-renda.

Moda, Ecologia e Cultura

           Em parceria com a Universidade Cândido Mendes, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais deu forma a campanha “Entre na moda da reciclagem”, com oficinas gratuitas de customização na Praça Araribóia, Centro, e no Parque Municipal Palmir Silva, no Barreto.

No Espaço Cultural Antônio Callado, no Centro, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais realizou show com apresentação de dança do ventre para trezentos expectadores, que doaram ração para cães e gatos em auxilio a Sociedade União Internacional de Proteção Animal – Suipa.








Integração, Cooperação e Parcerias

Durante o desastre natural que atingiu Niterói, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais desenvolveu trabalho de campo para identificação das áreas de risco junto as comunidades da Grota do Surucucu, em São Francisco, e Vale Verde, no Jacaré, em cooperação com a Secretaria Municipal de Defesa Civil.

Em parceria com a Associação de Proteção a Ecossistemas Costeiros, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais elaborou o Projeto Cultimar, com o objetivo de criar infra-estrutura para uma instituição de ensino e pesquisa científica no entorno na laguna de Itaipu, na Região Oceânica.

           Entre outras ações, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais participou da Comissão de Organização e Grupo de Trabalho do Plano Local de  Habitação de Interesse Social, da Secretaria Municipal de Habitação, e do Grupo de Trabalho do Projeto Orla, da Secretaria Municipal de Urbanismo.



Secretaria Municipal de Projetos Especiais



Nenhum comentário:

Postar um comentário