ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL

ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL
VOCÊ QUE VOTOU NELE É O RESPONSÁVEL PELO GASTO PÚBLICO QUE ELE FEZ NESSE PASSEIO PARA TIRAR ONDA COM A SUA CARA

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

HOSPITAL MUNICIPAL

Fórum Popular Permanente pelos Direitos da Criança e do Adolescente de Maricá/RJ
Fundado em 08 de novembro de 2004.

(Constituição Federal, art. 10; 194, inciso VII; 198, inciso III; 204, inciso II; 206, inciso VI, 1988) ECA Art.88, VII; Lei Municipal nº1954, 31 de julho de 2001, Art.3º, §2º.

PARECER ELETRÔNICO 02/2011 em 24 de janeiro de 2011.

O Fórum DCA Maricá em nome de sua Secretaria Executiva vem ressaltar o art.227 da Constituição Cidadã e art. 4º do ECA que diz:

ECA (art.4º) e a Constituição Cidadã de 1988, diz "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE."

Infelizmente não posso me furtar de relatar os fatos acontecidos neste fim de semana:

No sábado (22 de janeiro), minha prima no Hospital Municipal de Maricá, não conseguiu atendimento às 20hs para seu filho de três anos ardendo em febre repentina, onde o hospital alegou não ter pediatra tendo que se dirigir para o Getulinho em Niterói por custos da minha prima, pois não havia locomoção pública.

No dia 23 (domingo), fui ver uma amiga já em fase terminal no Hospital. Quando cheguei me deparei com um pai aflito querendo que o seu filho, acho que aproximadamente de dois anos fosse atendido com uma febre altíssima com o menino já mole no colo da mãe parecendo querer entrar em convulsão. Os funcionários alegaram dizendo que não havia pediatra e o clínico não atenderia. Todos que estavam do lado de fora assistindo aquela barbaria recomendou que o pai e mãe fossem à Delegacia de Polícia registrar queixa sobre o caso.

No mesmo dia 23 (domingo) às 23hs um amigo meu disse que levou sua filha de um ano o que parecia com fortes dores de ouvido na semana passada, e que não havia pediatra para atendê-la sendo orientado a ir ao Hospital Getulinho em Niterói. Com ajuda de vizinhos partiu para Niterói. Quando chegou ao Hospital pediram a ele uma guia de transferência, cuja falta do documento impossibilitava o atendimento naquele hospital.

ELES TIVERAM QUE VOLTAR À MARICÁ E QUE O HOSPITAL MUNICIPAL SE NEGOU A DAR A GUIA.

O FÓRUM POPULAR PERMANENTE PELOS DIREITOS DA CRINÇA E DO ADOLESCENTE DE MARICÁ respaldado pela Constituição Cidadã e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, vem lamentar com tristeza que episódios como esses vem acontecer no Século XXI em um país que se diz Católico ou Evangélico ou sei lá o que seja, que não consiga mobilizar os cidadãos em garantir o primeiro DIREITO HUMANO que é o DIREITO À VIDA. Com tanto DEUS no coração que não consiga ter COMPAIXÃO pela dor do outro.

Existem espaços públicos de consolidação e efetivação de políticas e ações públicas de direitos humanos e sociais através da PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL que as pessoas não ocupam. Parece ser bonito ajudar na arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes e desastres naturais, mas existem desastres na convivência humana perto de nós e que parece ter sido banalizado por todos e que ninguém se mobiliza.

SERÁ QUE NÃO É MAIS BONITO MOBILIZAR PELA CONSOLIDAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO CIDADÃ DOS INDIVÍDUOS DO QUE POLÍTICAS DE CONTROLE E POPULISTAS E DA MOBILIZAÇÃO DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E ETC PRA DEPOIS QUE A DESGRAÇA ACONTECE?

Quem pode ter sua cidadania garantida através de um salário melhor, parece não se dar conta da dor de ouvido daquele que ganha um salário mínimo e não pode recorrer para um Hospital Particular, e ter que precisar do horror de ver o filho mole no colo e a cara de um pai pedindo pra alguém ajudar o filho dele.

Já não bastasse a mudança do CONSELHO TUTELAR que ficava em uma área estratégica, pois todos do município poderiam chegar com facilidade, para uma área que já vimos à problemática de locomoção. NÃO IMPORTA O MOTIVO DA SAÍDA DO CONSELHO TUTELAR DAQUELE LOCAL PODERIA FICAR NUMA ÁREA PRÓXIMA.

Eu acho que não vamos pedir COMPAIXÃO porque talvez precisemos de mais dois mil anos pra que muitos entendam essa palavra, então pedimos que relatassem fatos como esses a Delegacia de Polícia e a Promotoria Pública (presencial) ou através do telefone 127 (gratuito).

O FÓRUM POPULAR PERMANENTE PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE não milita a favor ou contra a nenhum gestor público, nossa causa é pelos DIREITOS HUMANOS À FAMÍLIA.

E aí a Participação da Sociedade Civil é fundamental, pois ao invés de ganhos pessoais precisa entender os ganhos coletivos.

O sucesso na vida depende diretamente do sucesso do outro, pois andamos na rua todos juntos.

Secretaria Executiva do Fórum Popular Permanente pelos Direitos da Criança e do Adolescente de MARICÁ

Tel.: 2634-2027 (LEGIÃO DA BOA VONTADE) - E-MAIL: forumdcamarica@hotmail.com

Reuniões: Segunda terça feira de cada mês das 10hs às 12hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário