Rio -  O secretário de Saúde do estado, Sérgio Côrtes, está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, onde deu entrada desacordado por volta das 3h30 desta sexta-feira. Côrtes, que é médico e já foi bombeiro, tentou apagar um incêndio em sua cobertura na Rua Borges de Medeiros, na Lagoa. Ele sofreu um corte no pé e aspirou muita fumaça, desmaiando. Côrtes foi socorrido por bombeiros e, segundo o comandante da corporação, coronel Sérgio Simões, o secretário está fora de perigo, porém permaneceria internado em observação.
"Ele já está lúcido, medicado e vai ser monitorado porque está com irritações nas via aéreas devido a quantidade de fumaça que inalou. Provavelmente vai passar o dia aqui', contou Simões, ao sair do Samaritano, após visitar Côrtes.
Sérgio Côrtes chegou a retirar as duasfilhas e a esposa do imóvel, que tem dois andares. Como o fogo estava no andar superior - que foi totalmente destruído, segundo o tenente-coronel bombeiro Victor Lourenço - o secretário retornou ao prédio para tentar debelar as chamas, quando desmaiou por causa da fumaça. Ainda segundo o oficial, os procedimentos tomados por ele foram fundamentais para que as chamas não se espalhassem pelo prédio, que não precisou ser evacuado.
Perícias do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil vão investigar a causa do incêndio. Bombeiros de quatro batalhões: Gávea, Copacabana, Humaitá e Centro, com auxílio de uma escada magirus, conseguiram controlar as chamas cerca de 40minutos depois do início do incêndio, que começou por volta das 3h.