ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL

ALERTA MARICÁ CONTRA A FABIANO HORTA NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO FEDERAL
VOCÊ QUE VOTOU NELE É O RESPONSÁVEL PELO GASTO PÚBLICO QUE ELE FEZ NESSE PASSEIO PARA TIRAR ONDA COM A SUA CARA

terça-feira, 22 de março de 2011

Juventude e crime

É preocupante o dado do Instituto de Segurança Pública (ISP), o qual mostra que a apreensão de menores infratores subiu cerca de 50% em Niterói e Maricá, do ano passado para cá. Trata-se de um problema que precisa ser solucionado com a adoção de políticas públicas preventivas sérias e eficazes.
Os dados relativos a 2010 mostram que a maioria das apreensões naquele ano está associada ao tráfico de drogas. O segundo crime mais cometido é o roubo ou furto. O perfil dos jovens pegos nestas situações é formado por adolescentes perto de atingir a maioridade, oriundos de comunidades carentes.

A avaliação de especialistas é que as políticas públicas voltadas para a prevenção ao uso de drogas pode ser um caminho eficaz, para minimizar o problema. É que muitas vezes estes jovens roubam para se drogar, quando não são cooptados pelo tráfico.

As opções passam também por ações socioeducativas. É preciso que as autoridades criem alternativas para as crianças das comunidades carentes desde cedo, para que eles não caiam no ócio e virem presas fáceis dos marginais.

Para os que já estão no mundo do crime, é preciso também criar alternativas viáveis de recuperação. A punição pura e simples não pode ser vista como a única solução. A prevenção precisa vir acompanhada de medidas como a oferta de clínicas de tratamento para aqueles que já se entregaram às drogas. É preciso mostrar a estes jovens que há luz no fim do túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário